World CleanUp Day #DiaMundialdaLimpeza
World CleanUp Day
#DiaMundialdaLimpeza
Com um pouco mais de um mês após a maior ação coordenada de limpeza do mundo, o número total de participantes do Dia Mundial de Limpeza aumentou para 17 milhões.
158 países e territórios aderiram à onda verde de limpezas em 15 de setembro de 2018. A série de limpezas começou na pequena nação insular de Fiji e varreu o planeta para terminar na Samoa Americana. Com 6 ciclones tropicais afetando mais de 15 países em diferentes partes do mundo, vários países e muitas regiões tiveram que reprogramar suas ações de limpeza para garantir a segurança das pessoas envolvidas. A maioria dessas limpezas foi realizada agora.
O Dia Mundial de Limpeza foi impulsionado pelo movimento cívico Let’s Do It !, que iniciou ações de limpeza em 169 países ao longo da última década, com mais de 36 milhões de voluntários participando do total.
“Cada região e país tem seus desafios únicos em relação ao desperdício, mas as causas básicas são as mesmas. Trabalhar com eles juntos e compartilhar as melhores práticas locais aumenta nossas chances de criar uma mudança duradoura. Através do Dia Mundial de Limpeza e do Let’s Do It! Além disso, trouxemos uma nova geração de líderes que estão ansiosos para iniciar uma mudança em suas comunidades, países e regiões ”, disse a chefe da equipe de rede do Dia Mundial de Limpeza, Heidi Solba. Ela acrescentou: “Está claro que a limpeza não é uma solução em si, mas uma ferramenta poderosa para educação e conscientização. Para criar uma mudança duradoura, precisamos pensar nos próximos passos. ”
Um grupo de renomados pesquisadores e especialistas, liderados por Enzo Favoino, tem trabalhado sob as asas do movimento para preparar um conjunto claro de sugestões, intitulado “Plano Keep It Clean”, que foi lançado em 16 de setembro. O plano incorpora os princípios da estratégia “Zero Desperdícios” e conclui com ações recomendadas para empresas, governos, cidadãos e ONGs para implementar etapas específicas para lidar com a crise mundial de resíduos geridos de forma inadequada.
Vamos fazer isso! O movimento está procurando trabalhar em cooperação com líderes de países e comunidades, bem como com parceiros, para desenvolver mais roteiros baseados no país em direção a melhores sistemas e políticas de gestão de resíduos, envolvendo assim os setores público e privado, bem como comunidades locais. As outras etapas colaborativas baseadas no plano Keep It Clean serão decididas em conjunto com a campanha Vamos fazer! líderes do país na 8ª Conferência Anual do Mundo Limpo, realizada em Tallinn nos dias 24 e 27 de janeiro de 2019.
Em 9 de outubro de 2018, a UNESCO premiou a ação do Dia Mundial de Limpeza e seu Plano Manter-se Limpo com o Prêmio UNESCO-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
O Vamos fazer isso! O movimento mundial começou no pequeno país da Estônia, no norte da Europa, em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A tecnologia criada pelo ex-arquiteto-chefe do Skype e co-fundador da Starship Technologies, Ahti Heinla, permitiu que a equipe organizadora mapeasse mais de 10 mil trashpoints antes da limpeza e organizasse o trabalho de 50 mil voluntários. Juntos, eles coletaram mais de 10.000 toneladas de resíduos mal administrados da natureza e áreas públicas.